PROFESSOR JOSÉ PORFIRIO E MARIA DAGRAÇA 50 ANOS DE UNIÃO,AMOR E DEDICAÇÃO

PROFESSOR JOSÉ PORFIRIO E MARIA DAGRAÇA 50 ANOS DE UNIÃO,AMOR E DEDICAÇÃO

domingo, 30 de maio de 2010

ESPAÇO PEDAGÓGICO

Postado por PROFESSOR JOSÉ PORFIRIO DE JESUS às 17:02
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

JUNIOR TORRE DE CASTRO

JUNIOR TORRE DE CASTRO
CIENTISTA BRASILEIRO

BEM VINDO A CAPITAL DO SERTÃO

BEM VINDO A CAPITAL DO SERTÃO

Educar para Crescer

  • Educar para Crescer
  • Mais Sertão
  • Pingou Noticias
  • Prefeitura de N.Sra da Glória/SE

NIVEIS DA ESCRITA

Emília Ferreiro afirma que existe um processo de aquisição da linguagem escrita que precede e excede os limites escolares. Precede-os na origem; e os excede em natureza, ao diferir de maneira notável do que tem sido considerado até agora como o caminho “normal” da aprendizagem (e, portanto, do ensino).

Numa sociedade alfabética, ninguém ensina as crianças como escrever silabicamente, no entanto elas inventam esse tipo de escrita construindo ao mesmo tempo um poderoso esquema interpretativo.

Sabemos que a criança passa por uma série de passos ordenados antes que compreenda a natureza de nosso sistema alfabético de escrita, e que cada passo caracteriza-se por esquemas conceituais específicos. Esses esquemas implicam sempre um processo construtivo nas quais as crianças levam em conta parte da informação dada, e introduzem sempre, ao mesmo tempo, algo de pessoal. O resultado são construções originais, tão estranhas a nosso modo de pensar, que, à primeira vista, parecem caóticas, mas é o caminho para o desenvolvimento da leitura e escrita.

NÍVEL PRÉ-SILÁBICO

As partes da escrita não correspondem às partes do nome. Fase gráfica primitiva – símbolos e pseudoletras, misturadas com letras e números. As crianças escrevem letras, bolinhas e números, como se soubessem escrever, sem uma preocupação com as propriedades sonoras da escrita. Nesse nível a criança explora tanto critérios qualitativos (varia o repertório das letras ou a posição das mesmas, sem alterar a quantidade) ou critérios quantitativos (varia a quantidade de letras de uma escrita para outra, sem preocupação com as propriedades sonoras). Para elas a leitura e a escrita só são possíveis se houver muitas letras (mais de 3 ou 4), e letras diferentes e variadas.

Segue alguns exemplos de crianças de 3 anos do maternal, e 4 anos do 1º período, de uma escola municipal:

NÍVEL SILÁBICO

É a descoberta de que a quantidade de letras com que vai escrever uma palavra pode ter correspondência com a quantidade de partes que se reconhece na emissão oral. “ Pedaços sonoros” , essas partes são as sílabas e em geral, a criança faz corresponder uma grafia a cada sílaba. Inicia-se assim o período silábico, que evolui até chegar a uma exigência rigorosa. A criança já aceita palavras com uma ou duas letras. Esse nível representa um salto qualitativo da criança, que supera a etapa da correspondência global entre a forma escrita e a expressão oral atribuída.

Crianças que iniciam o ano na fase silábica ou silábico-alfabético, no segundo semestre, a maioria delas já estão no nível alfabético.

Exemplo: TO MA TE

O A E

Segue alguns exemplos de crianças com 5 anos do 2º período, e 6 anos da fase introdutória de uma escola municipal.

Alfabetização: teoria e prática

Alfabetização: teoria e prática


Marília Claret Geres Duran


"O construtivismo não é um método para a prática pedagógica. No entanto, o construtivismo contribui para o entendimento da forma como ocorre o aprendizado, e, nesse sentido, influencia na definição dos objetivos da educação formal e na formulação da intervenção pedagógica."

"Ao introduzirem uma linha de investigação evolutiva no campo da escrita, FERREIRO e TEBEROSKY trazem a possibilidade de melhor se entender a questão específica da escrita, até então ausente das

pesquisas feitas pela Linguística, pela Psicologia, pela Pedagogia."

"FERREIRO oferece-nos um instrumental de possibilidades de ver a criança no seu processo de aquisição da escrita, de verificar o que ela sabe e o que ela não sabe, porque é no que ela ainda não sabe, no que ela pode e tem condições de fazer com ajuda, com interferência do adulto, que o professor vai atuar. Nesse sentido, a descrição evolutiva ultrapassa o nível do diagnóstico e da avaliação inicial e contribui efetivamente para informar o desenho de situações de ensino/aprendizagem."

"Muitas vezes a criança pergunta: "Está certo?". E o professor responde: "Está.". O que a criança procura ao fazer suas perguntas? O que ela está querendo de nós, professores? Ela está querendo compartilhar a sua escrita, o que significa também o reconhecimento de uma imposição social da forma ortográfica. A escrita tem um valor social exatamente porque pode ser compartilhada. Portanto, escrever, por exemplo, pato com apenas a e o não é algo que possa ser compartilhado..."

"...a aprendizagem da leitura e da escrita não se dá espontaneamente; ao contrário, exige uma ação deliberada do professor e, portanto, uma qualificação de quem ensina. Exige planejamento e decisões a respeito do tipo, freqüência, diversidade, seqüência das atividades de aprendizagem. Mas essas decisões são tomadas em função do que se considera como papel do aluno e do professor nesse processo; por exemplo, as experiências que a criança teve ou não em relação à leitura e à escrita. Incluem, também, os critérios que definem o estar alfabetizado no contexto de uma cultura."



A EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA EM PAULO FREIRE

Paulo Freire propõe uma pedagogia da autonomia na medida em que sua proposta está "fundada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando" (FREIRE, 2000a, p. 11). Optamos por usar a expressão "educação para a autonomia" com o objetivo de enfatizar que a autonomia deve ser conquistada, construída a partir das decisões, das vivências, da própria liberdade. Ou seja, embora a autonomia seja um atributo humano essencial, na medida em que está vinculada à idéia de dignidade, defendemos que ninguém é espontaneamente autônomo, ela é uma conquista que deve ser realizada. E a educação deve proporcionar contextos formativos que sejam adequados para que os educandos possam se fazer autônomos.

A temática da autonomia que ganhou centralidade nos pensadores e na educação moderna, ganha em Paulo Freire um sentido sócio-político-pedagógico: autonomia é a condição sócio-histórica de um povo ou pessoa que tenha se libertado, se emancipado, das opressões que restringem ou anulam sua liberdade de determinação. E conquistar a própria autonomia implica, para Freire, em libertação das estruturas opressoras. "A libertação a que não chegarão pelo acaso, mas pela práxis de sua busca; pelo conhecimento e reconhecimento da necessidade de lutar por ela" (FREIRE, 1983, p.32). Não há libertação que se faça com homens e mulheres passivos, é necessária conscientização e intervenção no mundo. A autonomia, além da liberdade de pensar por si, além da capacidade de guiar-se por princípios que concordem com a própria razão, envolve a capacidade de realizar, o que exige um homem consciente e ativo, por isso o homem passivo é contrário ao homem autônomo.

Frase do Dia

“O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair.”

— Bill Gates


“A maior covardia de um homem é despertar o amor de uma mulher sem ter a intenção de amá-la.”
― Augusto Branco

Frases

“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

Paulo Freire


“Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência.”


Paulo Freire


Desejo de Deus

Desejo de Deus

Para: terça-feira, 12 de agosto de 2014

Texto: Isaías 56.1,6-8

“Vou trazer ainda outros povos para a terra de Israel e juntá-los ao meu povo que eu já trouxe de volta” (Is 56.8).

Certa vez uma pessoa se afastou da igreja. Por algum tempo o pastor esperou o retorno daquela pessoa ao convívio da igreja. Mas, isso não aconteceu, e o pastor resolveu visitá-lo. Após alguns minutos de conversa com aquele membro afastado, surgiu o motivo do afastamento.

“Pastor”, disse o congregado afastado, “lembra-se do fulano, que foi recebido como congregado em nossa igreja?” O pastor respondeu que sim, e em seguida ouviu com surpresa a razão do afastamento. “Então, pastor, acho que aquela pessoa não é digna, não deveria estar frequentando a nossa igreja e nem ter sido recebida como membro”.

Infelizmente muitos ainda não compreendem a generosidade de Deus. Milhares não entendem o desejo ardente de Deus, “o qual deseja que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade” (1Tm 2.4). E para realizar o seu desejo, “Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo” (Jo 3.17).

Quando Jesus Cristo veio ao mundo para ocupar o nosso lugar na cruz, para cumprir a lei por nós e para nós, disse que havia outras ovelhas. Não somos as únicas ovelhas, há outras espalhadas pelo mundo, dispersas, as quais Deus em seu amor deseja reunir.

Deus deseja reunir o maior número possível de ovelhas em seu aprisco. Ele prometeu: “Vou trazer ainda outros povos para a terra de Israel e juntá-los ao meu povo que eu já trouxe de volta” (Is 56.8) e em Jesus Cristo cumpriu sua promessa: “Mas, agora, unidos com Cristo Jesus, vocês, que estavam longe de Deus, foram trazidos para perto dele pela morte de Cristo na cruz” (Ef 2.13).

Oremos: Bondoso Deus, amado Pai Celestial, ajuda-me quando o ciúme, obra da minha carne, não me deixa aceitar outra pessoa que se aproxima de ti. Fortalece a minha fé em teu Filho Jesus. Amém.



Mensagem

Tempo de Espalhar as Boas Notícias


Leia em sua Bíblia Mateus 28.1-20

“As pessoas dos tempos futuros o servirão e falarão às gerações seguintes a respeito de Deus, o Senhor” (Sl 22.30).

Hoje comemoramos a incontestável, segura e certa prova da vitória de Jesus sobre todos os nossos inimigos: sua gloriosa ressurreição dos mortos. Se havia alguma dúvida de que Deus aceitara seu sangrento sacrifício na cruz, o túmulo vazio a silenciou completamente. Todos aqueles que o desprezaram, zombaram dele, e o desanimaram devem agora calar suas bocas e reconhecer que Jesus era e é o poderoso Filho de Deus.

Dois mil anos se passaram e as gerações ainda o servem. Todos os crentes que receberam a maravilhosa mensagem da salvação, creem nele por meio do Espírito Santo. Eles o glorificam e passam adiante a mensagem da sua grande vitória para seus próprios descendentes e para seus vizinhos, amigos e companheiros de trabalho.

A cada período de Quaresma e Páscoa relembramos e passamos adiante o que nós aprendemos: o grande sacrifício, a morte humilhante, e a gloriosa ressurreição de Jesus Cristo, que nos libertou do pecado, da morte e do inferno. Nós celebramos a vitória que ele conquistou para nós e a vida que é nossa, tanto agora como eternamente.

E nós sabemos que a ressurreição do Senhor é a garantia da nossa própria ressurreição. Com alegria, esperança e confiança, nós aguardamos ansiosamente o dia em que ele retornará para ressuscitar a nós e a todos os crentes em Cristo para a vida eterna. Nós viveremos no novo céu e nova terra em perfeita paz, alegria e felicidade eterna.

Oração: Senhor Jesus Cristo, obrigado por permitir que a mensagem da tua morte e ressurreição viesse até mim, através das gerações, para que eu também possa te servir. Abençoa esta geração e cada geração seguinte para que proclamem audaciosamente esta mensagem e digam ao mundo o que tu fizeste por todos nós. Amém.


Brumadinho

  • Brumadinho

Temer é preso pela Lava Jato

  • Temer é preso pela Lava Jato

Deixe Seu recado ou opinião sobre o Blog

Nome

E-mail *

Mensagem *

MARCOS PONTES

MARCOS PONTES
RADIOAMADOR E ASTRONAUTA DO BRASIL
  • RADIOAMADORISMO

UNIDOS PARA SEMPRE!!!

UNIDOS PARA SEMPRE!!!
O QUE DEUS UNIU O HOMEM NÃO SEPARA,

EM 19 DE SETEMBRO DE 2018 JOSÉ PORFÍRIO E MARIA DAGRAÇÃ ESTARÃO COMPLETANDO 50 ANOS DE UNIÃO

EM 19 DE SETEMBRO DE 2018 JOSÉ PORFÍRIO E MARIA DAGRAÇÃ ESTARÃO COMPLETANDO 50 ANOS DE UNIÃO

RADIOS DO BRASIL

  • ASSEMBLEIA DE DEUS
  • FM Boca da mata
  • http://ilhafm.alfamaweb.com.br/aracaju/radioweb
  • http://www.radiocafeviola.net/
  • Kactus Web Rádio
  • RADIO A VOZ DO SERTÃO
  • RADIO ESTRELA DA MANHÃ
  • Radio Gloria Oline
  • Radio Inconfidencia
  • Rádio Promessas de Cristo
  • RADIO RIO FM
  • RADIO SANTA ROSA DO ERMIRIO
  • Rádio Top Carira Web
  • www.fmsertaneja.com
  • www.radios.com.br/aovivo/Radio-Xodo-88.5-FM/18981
  • www.xodofm.com.br/

Mensagem

Mensagem

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Rio São Francisco

PONTE NO RIO VAZA-BARRIS/SE

PONTE  NO RIO VAZA-BARRIS/SE

Postagens populares

  • PADRE LEON GREGORIO
    O PADRE GREGÓRIO O GRANDE ÍCONE GLORIENSE. O PAI DA POBREZA!!!!
  • PAU BRASIL
  • PORFIRIO RADIOAMADOR
    Porfirio Radioamador PP6JPJ Inspirado na novela Rosa Baiana que estreou nos anos 79,80, adquirir o meu primeiro radio transceptor, n...
  • NOSSA SENHORA DA GLORIA
      A CAPITAL DO SERTÃO 88 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA A Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, às fls. 382, de cujos dados se t...
  • Professor Porfírio Recebe homenagem em Glória
    A professora Vera Lucia, diretora da Escola Antonio Francisco dos Santos entrega uma placa ao professor Porfirio em homenagem e agradeciment...
  • Nossa Senhora da Glória Sergipe
  • PREFEITO POR QUATRO VEZES
    Antonio Alves Feitosa foi prefeito de Nossa Senhora da Glória durante 4 mandatos
  • CHÁCARA VOVÔ POPÓ
    Esta foto da casa foi tirada em 2012 , agora já está diferente.
  • (nenhum título)
    A MINHA BIOGRAFIA Nasci no dia 13/11/1949 no sitio baixa Limpa município de Nossa Senhora da Glória-Sergipe. Filho de Maria Ce...
  • MEU LIVRO DE CORDEL
    1 Agora eu irei contar Um pouco da minha vida Eu vi o tempo passar Sem amor e sem guarida Só mamãe para me criar A minha ...

Minha lista de blogs

  • A TARDE
  • Classificados Cinform
  • C�mara Municipal de Nossa Senhora da Gl�ria - SE
  • Emsedgipe
  • Fala Sertão
    Relógio com GPS é nova opção para monitorar crianças
    Há 9 anos
  • Folha de S.Paulo
    Promotoria mantém arquivamentos e encerra investigações sobre mortos pela PM na Baixada Santista
    Há uma hora
  • globo.com
  • história e-história
  • Igreja Luterana em Sergipe
    Há 5 anos
  • InfoNet
    Defesa Civil interditará primeiro pavimento do Palace
    Há 6 anos
  • Jornal da Cidade
  • Jornal de Sergipe
    MP pede à Justiça retirada das placas de faixa exclusiva para ônibus
    Há 9 anos
  • jornaldebrasilia.com.br/
  • Letras de músicas
  • Mais Sertão
    FOTOS: CarnaForró 2025 (Sexta e Sábado a noite)
    Há 4 meses
  • MEB_Movimento de Educação de Base
    Revista MEB de Educação Popular lança chamada para sua 5ª edição
    Há 4 dias
  • Nas garras da história (Conhecendo Nossa Senhora da Glória-SE)
    Um pouco mais do histórico de Nossa Senhora da Glória-SE
    Há 6 anos
  • Notícias -  Últimas  notícias  do  Brasil  e do mundo | MSN
  • Sou de Sergipe
    Empresário executado em Itabaiana; polícia apura se crime está ligado a dívida com agiotas estrangeiros
    Há 9 horas
  • www.msn.com/noticias

TOTAL DE VISITAS

O PROFESSOR PRECISA MUDAR DE OPINIÃO

O PROFESSOR PRECISA  MUDAR DE OPINIÃO
A ESCOLA ESTÁ CAINDO E A CULPA TAMBÉM É NOSSA

BOMFIM PP6 BA

BOMFIM PP6 BA
RADIOAMADOR SERGIPANO

Arquivo

  • ►  2009 (2)
    • ►  maio (1)
    • ►  junho (1)
  • ▼  2010 (18)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  março (1)
    • ►  abril (3)
    • ▼  maio (10)
      • MANDACARU
      • ESTE TAMBÉM É MANDACARU
      • O QUE É SER PROFESSOR ?
      • O REI DO CANGAÇO
      • PP6 DA
      • Calendário
      • ATIVIDADE PARA ENSINO FUNDAMENTAL
      • ESPAÇO PEDAGÓGICO
      • MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE
      • História da educação popular no Brasil: educação p...
    • ►  junho (1)
  • ►  2011 (4)
    • ►  março (2)
    • ►  novembro (2)
  • ►  2012 (3)
    • ►  fevereiro (3)
  • ►  2014 (1)
    • ►  agosto (1)
  • ►  2015 (4)
    • ►  maio (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  agosto (1)
  • ►  2016 (4)
    • ►  fevereiro (4)
  • ►  2017 (1)
    • ►  junho (1)
  • ►  2018 (1)
    • ►  julho (1)

CULTO EM NOSSA SENHORA DA GLÓRIA ,DIA 03 DE ABRIL 2010

CULTO EM NOSSA SENHORA DA GLÓRIA ,DIA 03 DE ABRIL 2010

NÃO É A FAMILIA BUSCAPÉ MAS É A FAMILIA PORFIRIO

NÃO É A FAMILIA BUSCAPÉ MAS  É  A FAMILIA PORFIRIO

DUNAS, EM LAGOA REDONDA - PIRAMBU/SE

DUNAS,  EM LAGOA REDONDA - PIRAMBU/SE

Paulo Freire

Paulo Freire
  • O Papel do Coordenador Escolar
  • Educação no Brasil
  • Nossa Senhora da Glória

Nossa Senhora da Glória

Nossa Senhora da Glória

Deus está ao nosso lado

Posted: 28 Nov 2011 05:30 PM PST

Você já se sentiu só? Normalmente, a solidão é muito ruim. É um sentimento de total isolamento e deixa uma sensação de que ninguém se importa com você e que você não tem ninguém. Mas, queremos que você lembre que nunca está só. Deus está ao seu lado. Ele poderia habitar qualquer lugar do universo, mas escolheu viver em seu coração. Deus se importa com você. Ele ama você. As provas disso são inúmeras e a maior delas foi a morte e a ressurreição de Cristo. Deus sacrificou o próprio filho por você e por mim. Lembre-se que “Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém!” (Rm 8.31)
Obrigado Jesus por estar sempre ao meu lado. Amém.

Fonte: Hora Luterana

O verdadeiro jejum


29/11/2011

O verdadeiro jejum

ISAÍAS 58.1-9a
O SENHOR Deus diz: "Grite com toda a força, sem parar! Grite alto, como se você fosse trombeta! Anuncie ao meu povo, os descendentes de Jacó, os seus pecados e as suas maldades. De fato, eles me adoram todos os dias e dizem que querem saber qual é a minha vontade, como se fossem um povo que faz o que é direito e que não desobedece às minhas leis. Pedem que eu lhes dê leis justas e estão sempre prontos para me adorar." O povo pergunta a Deus: "Que adianta jejuar, se tu nem notas? Por que passar fome, se não te importas com isso?" O SENHOR responde: "A verdade é que nos dias de jejum vocês cuidam dos seus negócios e exploram os seus empregados. Vocês passam os dias de jejum discutindo e brigando e chegam até a bater uns nos outros. Será que vocês pensam que, quando jejuam assim, eu vou ouvir as suas orações? O que é que eu quero que vocês façam nos dias de jejum? Será que desejo que passem fome, que se curvem como um bambu, que vistam roupa feita de pano grosseiro e se deitem em cima de cinzas? É isso o que vocês chamam de jejum? Acham que um dia de jejum assim me agrada? "Não! Não é esse o jejum que eu quero. Eu quero que soltem aqueles que foram presos injustamente, que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os que estão sendo oprimidos, que acabem com todo tipo de escravidão. O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes. "Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados. O seu Salvador os guiará, e a presença do SENHOR Deus os protegerá por todos os lados. Quando vocês gritarem pedindo socorro, eu os atenderei; pedirão a minha ajuda, e eu direi: ´Estou aqui!´

Fonte: SBB

RELÓGIO

José Porfirio de Jesus. Tema Janela de imagem. Tecnologia do Blogger.